12/11/2014 - Desde que abriu as portas ao público, a 3ª Arthouse – Mostra de Tendências de Decoração e Arquitetura de Maringá vem atraindo quem está construindo, reformando, redecorando o imóvel, ou seja, aqueles que buscam estar antenados às tendências do setor. São 21 ambientes projetados por mais de 30 profissionais de arquitetura e design.
Entre as novidades apresentadas, porcelanatos que remetem ao cimento queimado e à madeira, revestimento com aparência de ladrilho hidráulico. Os visitantes também podem visualizar novas formas de aplicação e combinação.
"Hoje é possível combinar madeira, pedra e tijolo, e o resultado será ótimo. Esta é a tendência", comenta Algacir Scoqui, gerente de vendas da Revest Acabamentos que, junto ao Atelier Portinari, forneceu os acabamentos para todos os ambientes da mostra.
A automação também aparece em muitos ambientes. Graças a smartphones e tablets é possível controlar TV, som e iluminação. Na suíte master projetada pelos designers Nicole Delefrati e Sérgio Gomes é possível criar uma atmosfera romântica ou acertar o tom ideal para assistir a um filme, aumentando ou diminuindo a intensidade da luz.
Outra novidade apresentada na mostra, no entanto, pode passar despercebida. Uma lâmpada de LED – aparentemente normal – embute um alto-falante potente, que reproduz via Bluetooth o som do celular ou tablet.
"Está fazendo o maior sucesso, todos querem saber como funciona", diz o engenheiro Renan Detros, da Casa Sonho Automação Residencial. A lâmpada foi utilizada na cozinha gourmet, da Contemporânea Arquitetura, e na sala integrada projetada pela OMK Arquitetura, que ganhou iluminação e sistema audiovisual automatizados.
Os profissionais da Goma Arquitetura também utilizaram a tecnologia para incrementar o ambiente. No Spa Vitae, o sistema de luz, acionado por celular ou tablet, controla intensidade e permite criação de cenas.
Já o frigobar, que fica escondido no deque, é elevado por uma plataforma quando acionado por controle ou celular. Outro destaque é a automação do som, cujos alto-falantes ficam ocultos no gesso.
Fonte: odiario.com